Mude para o Firefox!

sábado, 31 de janeiro de 2009

E-government (ou "ache o seu político")

Considerando que podemos ser achados pela Internet de modo fácil e rápido, ainda há uma classe que não tem muita conectividade: os políticos.
Honra seja feita: a ausência de conexão é com o cidadão, não com seu staff; com esses eles se comunicam diuturnamente através de e-mails, blackberrys, listas, etc. Mas com o cidadão...ish...

Na crescente onda wiki, ainda faltava o lado político da coisa. A Technology Review, do MIT, informa que existe nos EUA um grupo que está tentando coletar os dados de todos os políticos para disponibilizar os contatos, tanto por e-mail quanto os tradicionais, para que qualquer pessoa possa saber quem a representa. Ainda haverá uma funcionalidade para digitar seu CEP e descobrir quem é quem no seu bairro ou vizinhança. Uma espécie de "GoogleParlamentar".

Parece ser algo interessante, mas aqui em terras tupiniquins esbarra em alguns problemas:

1) embora o acesso à Internet seja cada vez maior, ainda há um alto contingente de pessoas que não têm acesso à rede;

2) mesmo que acessem, vários dados importantes não estão disponíveis na Web ou, quando estão, adotam a forma de um livro ritual de magia negra, cujo conteúdo é reservado aos iniciados (já tentou acessar um orçamento público e ver que "13.4400.2100.0000.12.1 - Empenho - Executado" não faz sentido algum para pessoas que têm Português como língua materna?)

3) os políticos não acessam seus e-mails oficiais....

Sim, é uma triste notícia, mas não adianta muito mandar para os e-mails oficiais. Dificilmente serão sequer lidos pelas respectivas assessorias de imprensa, muito menos pelos próprios.

Mas, sendo mais otimista, acho que a iniciativa de "todo poder ao cidadão" demonstra um caminho bastante positivo para o uso social e político, de fiscalização sobre quem está lá em cima mandando (com o nosso dinheiro e através do nosso voto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário