Mude para o Firefox!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Last.fm + Mobile + youTAG

Saiu no TechCrunch uma notícia bastante interessante no que se refere às tendências para tecnologias móveis - que, certamente, ainda terá um pequeno lag em terras tupiniquins.
A Last.fm é um serviço que basicamente traça o seu perfil musical com base no que você ouve (tanto no PC, Mac, iPod, etc...) e oferece sugestões, além de, claro, canais de "rádio" personalizáveis. O fring, um sistema de comunicação móvel via VoIP desenvolvido por uns israelenses, que vem crescendo bastante nos últimos tempos.
Imagina juntar os dois. Pronto. Juntaram.

Agora você pode levar a sua música com você sem necessariamente carregar um iPod (ou similares) com toda a sua biblioteca, deixando a app no fundo enquanto você faz coisas divertidas no seu telefone.

É, de certa forma, a passagem do entretenimento musical para a tal navegação em nuvem, tendência que já vem sendo seguida/cogitada/planejada por empresas tipo Google e Microsoft.

Outro ponto, mais interessante ainda, é ver que se isso for implementado em uma escala maior (gerando externalidade de rede), pode ser uma interessante alternativa aos espectros de rádio, palco de brigas homéricas no mundo real. Como os espectros são concedidos pelo Governo e as concessões são limitadas, percebe-se que pode ser um caminho indicativo para a possibilidade de qualquer um ser ouvido em qualquer lugar, independentemente da concessão de canais de rádio.
Um debate sobre o tema das concessões de espectros de rádio pode ser encontrada no livro "Comunicação digital e construção dos commons: redes virais, espectro aberto e as novas possibilidades de regulação", em especial nos artigos do Sérgio Amadeu (p.21-56) e do João Brant (p.91-128).

Na TV caminho parecido já se mostra no horizonte. Basta observar a possibilidade de assistir vídeos do YouTube no seu iPhone (com as devidas relativizações: a esmagadora maioria dos brasileiros não tem como comprar um smartphone e muitos sequer têm acesso à Internet ainda).

Isso me lembra bastante uma obra que eu vi no ItaúCultural, em São Paulo, na Emoção Art.ficial 4.0 - Emergência!, mostra de arte ligada à tecnologia e interatividade. Chama-se youTAG, do grupo Interfaces Críticas. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário