Mude para o Firefox!

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Você está sendo filmado para sua segurança

Depois da polêmica idéia de instalar o GPS em todos os carros novos do Brasil, acho que vale a pena falar um pouco sobre essa coisa de georreferenciamento.
Hoje em dia se coloca muito a noção que privacidade é algo oposto à segurança. Como dizem aquelas frases idiotas: "você está sendo filmado para sua segurança" (de quem?).
Topei com uma notícia dos EUA falando sobre algo interessante; acerca da possibilidade de a polícia realizar o seu monitoramento com GPS sem ter um mandado judicial para tanto. Os EUA podem ter todos os problemas do mundo, mas acho que nesse ponto eles criaram uma jurisprudência constitucional bastante rica. Nesse caso, gira em torno da quarta emenda. Essa, por sua vez, tem origens na Magna Carta inglesa de 1215, que é um dos primeiros documentos jurídicos a garantir algumas prerrogativas ao cidadão contra o Estado (mas não se esqueça que nem todos eram cidadãos e que não existia exatamente um Estado ainda).
A Constituição brasileira também incorporou esses direitos.
Contudo, como todos sabem, a CF é muito bonita no plano teórico, mas sua implementação ainda deixa a desejar. Existe uma cultura muito ruim, que é ligada à idéia maquiavélica dos fins justificados pelos meios - embora Maquiavel talvez não queira ter dito exatamente isso. Por isso que muitos sequer se importam com determinadas instituições distorcidas que temos aqui no Brasil, como as milícias (que no início foram saudadas como algo ótimo que ia acabar com o tráfico), a pena de morte efetiva que governa o ethos das forças de segurança, o baixo salário/treinamento das mesmas forças de segurança, os governos ineficientes, os deputados corruptos, etc. Tudo isso é tido como algo normal.

Por um lado, isso me deixa assustado, lembrando das lições de Hannah Arendt acerca da banalidade do mal. Por outro, acho que é mais ainda que isso, podendo ser dito que há uma banalidade de tudo, um conformismo generalizado, um desânimo compensado pelos freqüentes carnavais. Catarses programadas.

Retomando o tema do GPS, eu acho particularmente um absurdo que esse dispositivo venha de fábrica. Eu acho um absurdo alguém (seja uma empresa ou seja o governo) ter nas mãos as informações sobre o que fazemos ou deixamos de fazer.

Continuo em breve isso aqui.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário